quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

TADEL 29/12/10 - Sonhos não morrem

Josué 14:6-14
Os homens de Judá vieram a Josué em Gilgal, e Calebe, filho do quenezeu Jefoné, lhe disse: "Você sabe o que o Senhor disse a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, sobre mim e sobre você.
Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, enviou-me de Cades-Barnéia para espionar a terra. Eu lhe dei um relatório digno de confiança,
mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus.
Por isso naquele dia Moisés me jurou: ‘Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus’.
"Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade!
Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época.
Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu".
Então Josué abençoou Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom por herança.
Por isso, até hoje, Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho do quenezeu Jefoné, pois ele foi inteiramente fiel ao Senhor, ao Deus de Israel.

Calebe, junto com o povo hebreu saiu do Egito movido por uma PROMESSA de Deus. Após 3 meses de viagem, eles chegam até a Terra da Promessa. São enviados 12 espias. 10 destes voltam amedrontados... Apenas Josué e Calebe manifestam sua fé para adentrar naquela terra. Porém o povo seguiu a maioria. Calebe lembra a Moisés de como o povo se comportou:
(Josué 14:8) - Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.
Por isso eles ficam mais 40 anos vagando pelo deserto. No momento em que lemos esta palavra, vemos que o povo que está com Calebe, não é mais o mesmo. É uma nova geração que cresceu no deserto.

Agora eles precisam entrar na Terra e enfrentar os gigantes que habitam naquele lugar.
Entenda que o território que eles receberam por promessa de Deus engloba a Palestina, por isso há tanto confronto até os dias de hoje contra os Palestinos.
Muitas pessoas não entendem o porque de tanto conflito na faixa de Gaza... Mas quem vai tirar do coração dos judeus que aquela terra, que lhes foi prometida por Deus, na qual lhes foi dada por herança e que seus antepassados tanto lutaram por ela, não pode ainda ser deles?

Calebe está falando com Josué sobre seu posicionamento quanto ao seu sonho.
Josué, só eu e você sobramos de nossa geração. O que eu quero te lembrar é que o Hebron é a terra que Deus me prometeu naquele dia.

(Números 14:24) - Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança.

Calebe diz: Hoje já tenho 85 anos, mas me sinto como se tivesse 40!!! Estou como uma criança na expectativa de meu presente de Natal! Calebe havia esperado por mais de 40 anos por sua “Bicicleta Caloi”...
Hebron é uma terra muito importante para Israel. No Hebron, Abrão constrói um altar, sepulta Sara. Uma terra onde Jacó havia habitado!

O que manteve a força na vida de Calebe? = Seu sonho!
Durante os 40 anos pelo deserto, ele não parou de sonhar com Hebron.
• Enquanto seu corpo suava e se cansava pelas caminhadas no deserto, ele se imaginava em Hebron.
• Nas noites frias do deserto, ele sonhava com Hebron
• Nos momentos de crise com o povo no deserto, ele continuava sonhando com Hebron
Talvez pelos 40 anos, o que manteve Calebe vivo foi um sonho. E este sonho se chamava Hebron. "Eu não vou morrer no deserto. Não foi isso que Deus prometeu para mim."
Ele tinha um alvo no futuro. Ele tinha um sonho.

O sonho traz para nós um senso de direção. Para um marujo que não sabe para onde vai, todo vento é a favor...Para quem não sabe para onde vai, qualquer rua serve.
_ Para qual andar, Manoel?
_ Para qualquer um... estou no prédio errado mesmo.

Quem tem sonho sabe que na segunda feira tem que se levantar para trabalhar.
Quem tem sonho tem disciplina.
Quem tem sonho se educa.
Quem tem um sonho não se vende durante a caminhada!

A vida de Victor Frankl
Austríaco, judeu, médico e psiquiatra. Foi preso num campo de concentração durante a 2a. grande guerra. Ao iniciar uma vida de sofrimento naquele lugar deprimente, ele decide:
1. Eu vou sobreviver;
2. Ser útil com o que Deus já me deu;
3. Aprender alguma coisa num campo de concentração que eu não aprenderia em outro lugar.

Ele viu que a maioria das pessoas que entravam no campo de concentração, perdiam a vontade de viver e se dispunham a morrer o mais rápido possível.
Diante de tanta adversidade, ele se imaginava em um auditório falando sobre o que ele aprendera no campo. Isso foi o seu Hebrom.
Entre um maço de cigarros e um cordão para amarrar a bota, ele escolhia o cordão, para não passar frio no inverno. Ele declarou:
Nós que vivemos nos campos de concentração podemos lembrar de homens que andavam pelos alojamentos confortando a outros, dando o seu último pedaço de pão. Eles devem ter sido poucos em número, mas ofereceram prova suficiente que tudo pode ser tirado do homem, menos uma coisa: a última das liberdades humanas - escolher sua atitude em qualquer circunstância.

Somente quem sabe “o porquê” da vida, é capaz de suportar o “como”
Tá chovendo forte!
_Não interessa, eu tenho um Hebron para conquistar!
Você tem muitas coisa para fazer...
_ Tudo bem, mas eu tenho uma célula para cuidar!


O que mais importa no ser humano, é ter um senso de sentido na vida.
Em outras palavras, ter um Hebron.
Jesus pergunta para um aleijado que estava ha 38 anos na beira de um poço esperando seu milagre:
O que queres que te faça?
_Ah... que vida difícil eu tenho... estou aqui ha tanto tempo... ninguém me ajuda...

O que é o seu Hebron?
_Nem tenho... o que vier está bom...

Neemias era copeiro do rei. Um dia estava triste. O rei pergunta:

_O que você tem? Está triste?
_Sim, demais da conta...
O que você quer? O que você precisa?
_ O senhor tem papel e caneta? Tenho uma lista!

Onde está a sua lista? Qual é o seu Hebron?
Mas esta palavra não é uma palavra de auto ajuda!
Os sonhos não envelhecem...
Por que os sonhos de Calebe não envelheceram?
Por que não era apenas sonho... era PROMESSA!!!!
Deus não é o gênio da lâmpada que vai atender seus pedidos quando você esfrega a lâmpada.
Sonhos que são compartilhados com Deus, de joelhos, deixam de ser sonhos egoístas...
Os sonhos de meu coração se dissipam... Se tornam em PROMESSAS!!!
Salmo 37:3
Deus, me dá um Hebron... me dá uma PROMESSA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário