quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A caravana da vida


Lucas 7
11 E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;
12 E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
13 E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
14 E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.
15 E entregou-o a sua mãe.
16 E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.

Olhe bem o cenário: de uma cidade de Israel estava a sair um cortejo fúnebre. O corpo que repousava num caixão feito artesanalmente era o filho único de uma mulher tremendamente abalada, pois ela já era uma viúva. Se já estava difícil sua vida naqueles dias não tendo a proteção nem respaldo financeiro do marido, o que seria dela agora? O pouco que tinham para viver era levantado pelo trabalho árduo do jovem. O pouco de alegria e esperança que ainda tinha estavam para ser sepultados com o filho.
O povo de sua cidade estava inconformado. Que mal teria feito esta mulher para merecer tamanho julgamento divino? Ao lado do caixão inúmeras pessoas engrossavam o coro de lamento e lágrimas. Algumas mulheres amigas da viúva haviam desmaiado. O calor era intenso. Ninguém se conformava com o acontecido!

Do lado de fora dos muros da cidade, podia se avistar outra multidão em direção oposta. Podia se ouvir vozes altas, alguns cantarolando, outros rindo e até crianças caminhando e dançando. A poeira erguida pelos passos daquela multidão festeira anunciava a chegada de uma caravana àquela cidade.

As duas multidões vão se cruzar! Há um silêncio repentino... não se ouvem mais os risos, todos se calam. Somente um pequeno murmúrio quebra o silencio. A mãe não conseguia conter as lágrimas e o lamento.
Jesus se aproxima. As pessoas olham. Os discípulos de Jesus estão com os olhos arregalados! O que ele vai fazer?
Jesus manda parar o cortejo. Hei, ele está falando com o morto! Há um grande alvoroço! O jovem se levanta! Alguns que estavam conduzindo o caixão desmaiam, outros estão paralisados. A vida venceu a morte! Jesus toma as mãos do jovem e o entrega a sua mãe. Já não há mais choro nem lamentos, só risos e cânticos! A caravana da vida inundou a caravana da morte com o poder de vida em abundância!

Nenhum comentário:

Postar um comentário