segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Sucesso de Josué



Nossa missão: Ganhar, Consolidar, Edificar, Treinar e Enviar
Quarta-feira, 25 de Maio de 2011 Ministração nº 21
Q. Gelo = Qual foi a coisa mais gostosa que você comeu hoje ?


Tema: O Sucesso de Josué - Pra. Marcia – 22/05/11

Josué foi um dos maiores líderes do povo hebreu. Ele tinha aproximadamente 40 anos quando saiu do Egito sob a liderança de Moisés. Até então, ele era um escravo no Egito. Seus antepassados haviam sido escravos. Agora, ele está junto a uma grande multidão numa trajetória no meio de um deserto, viagem que durou mais 40 anos. Neste tempo todo, ele não murmurou, não reclamou. Porém Josué aproveitou esta situação adversa para tomar uma atitude exemplar:
(Êxodo 33:11) Falava o SENHOR a Moisés face a face... mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.
Josué poderia gastar seu tempo e disposição reclamando da vida; ele até tinha muitos motivos para isso. Mas ao contrário, teve uma atitude que o levou a ser um vitorioso: Independente das circunstancias, Josué serviu a Deus e ao seu líder, Moisés. Em uma situação que exigia um posicionamento corajoso, Josué se posiciona segundo a Palavra de Deus e do lado de seu líder: (Números 14:6-8) - E Josué.. e Calebe... falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra!


Para Refletir:
 - Você já foi “escravo” de algo?
 - O que fazer diante de uma adversidade?
 - Por que homens de fé enfrentam lutas?
 - Alguém está carregando algum fardo, algum peso?


Conclusão: As situações da vida podem até nos marcar exteriormente, mas não interiormente. O corpo pode padecer dores e cicatrizes, mas nossa alma não precisa ficar marcada. Como Viktor Frankl, um judeu que na segunda guerra mundial, foi enviado para um campo de concentração nazista afirmou: Meus torturadores podem oprimir meu corpo, limitar meus movimentos físicos, mas não podem oprimir minha alma nem limitar o meu interior. Da mesma forma, você é um líder excelente que o Senhor está levantando. Não permita que as murmurações frente às adversidades roubem de você a liderança que Deus lhe confiou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário