segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Sucesso de Josué



Nossa missão: Ganhar, Consolidar, Edificar, Treinar e Enviar
Quarta-feira, 25 de Maio de 2011 Ministração nº 21
Q. Gelo = Qual foi a coisa mais gostosa que você comeu hoje ?


Tema: O Sucesso de Josué - Pra. Marcia – 22/05/11

Josué foi um dos maiores líderes do povo hebreu. Ele tinha aproximadamente 40 anos quando saiu do Egito sob a liderança de Moisés. Até então, ele era um escravo no Egito. Seus antepassados haviam sido escravos. Agora, ele está junto a uma grande multidão numa trajetória no meio de um deserto, viagem que durou mais 40 anos. Neste tempo todo, ele não murmurou, não reclamou. Porém Josué aproveitou esta situação adversa para tomar uma atitude exemplar:
(Êxodo 33:11) Falava o SENHOR a Moisés face a face... mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.
Josué poderia gastar seu tempo e disposição reclamando da vida; ele até tinha muitos motivos para isso. Mas ao contrário, teve uma atitude que o levou a ser um vitorioso: Independente das circunstancias, Josué serviu a Deus e ao seu líder, Moisés. Em uma situação que exigia um posicionamento corajoso, Josué se posiciona segundo a Palavra de Deus e do lado de seu líder: (Números 14:6-8) - E Josué.. e Calebe... falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra!


Para Refletir:
 - Você já foi “escravo” de algo?
 - O que fazer diante de uma adversidade?
 - Por que homens de fé enfrentam lutas?
 - Alguém está carregando algum fardo, algum peso?


Conclusão: As situações da vida podem até nos marcar exteriormente, mas não interiormente. O corpo pode padecer dores e cicatrizes, mas nossa alma não precisa ficar marcada. Como Viktor Frankl, um judeu que na segunda guerra mundial, foi enviado para um campo de concentração nazista afirmou: Meus torturadores podem oprimir meu corpo, limitar meus movimentos físicos, mas não podem oprimir minha alma nem limitar o meu interior. Da mesma forma, você é um líder excelente que o Senhor está levantando. Não permita que as murmurações frente às adversidades roubem de você a liderança que Deus lhe confiou!

domingo, 15 de maio de 2011

O Limiar da Conquista II




Nossa missão: Ganhar, Consolidar, Edificar, Treinar e Enviar
Quarta-feira, 18 de Maio de 2011 Ministração nº 20


Q. Gelo = Qual foi o acontecimento mais importante neste ano para você?

Tema: O Limiar da Conquista II - Pr. Gumer 15/05/11


(Josué 1:1,2,9) - E SUCEDEU ...que o SENHOR falou a Josué, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.
Moisés, o grande líder de Josué, estava morto e agora Josué deveria liderar o povo hebreu. Eles deveriam atravessar o rio Jordão! Josué, diante do mover de Deus, independente da situação, decidiu romper limiares e obedecer. Ao invés de questionar a Deus, devemos obedecê-lo! O questionamento nos afasta do propósito de Deus. (I Samuel 30:1-8) – Davi, diante de uma situação extrema, não questionou a Deus sobre os “por quês” nem os “para quês” tudo aquilo tinha acontecido! Davi nos ensina a nos posicionar e perguntar para nós mesmos: “O que eu devo fazer diante desta situação?”
(Habacuque 3:17-18) - Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.


Para Refletir:
 - Por que o questionamento nos afasta do mover de Deus?
 - O que fazer diante de crises na vida?
 - Qual é o “Jordão” que você precisa atravessar?
 - Alguém está carregando algum fardo, algum peso?


Conclusão: O mover de Deus vem com a morte do individualismo e nascimento da unidade. E para isso precisamos atravessar o “Jordão” do questionamento. Os interesses do Reino de Deus estão acima dos meus interesses individuais.
(I Cor. 1:10) - Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.

Durante muito tempo a igreja foi como uma pilha de tijolos, onde as pessoas estavam juntas, porém cada um era um indivíduo com um projeto particular, uma opinião própria, resultando em pessoas extremamente frágeis. Neste tempo, deixamos de ser uma pilha e somos uma fortaleza inabalável, pois estamos rompendo limiares!!!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O limiar da conquista


Nossa missão: Ganhar, Consolidar, Edificar, Treinar e Enviar
Quarta-feira, 11 de Maio de 2011 Ministração nº 19

Q. Gelo = Neste ano, qual foi o local mais distante que você esteve?

Tema: O Limiar da Conquista - Pr. Gumer 08/05/11


(Josué 1:1,2,9) - E SUCEDEU ...que o SENHOR falou a Josué: Moisés... é morto; dispõe-te agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo;
Se pudéssemos ver o mundo espiritual nós ficaríamos aterrorizados pelas vezes que chegamos ao limiar da conquista e retrocedemos. O céu inteiro está torcendo, você recebeu a bola no ataque, driblou zagueiros demônios, deu uma meia lua no goleiro tranca rua, o gol ficou aberto na sua frente, os anjos estavam prontos para gritar gol e você retrocede... Esta é a Síndrome do Limiar, do quase... Como vencer esta crise:
1 – “Moisés é morto” = Não viva do passado enterre-o! Livre-se do saudosismo: “...no meu tempo era diferente...” Quebre a estrutura passada e viva o novo de Deus. Não seja dirigido por traumas passados! A nossa vida seria medíocre se permitíssemos que o nosso futuro fosse escrito pelo passado. Não permita que o seu futuro seja escrito pelo seu passado.
2 – “Dispõe-te” = Atitude de coragem. É melhor ter uma atitude e errar, do que errar por falta de atitude. Muitas pessoas estão no limiar da conquista financeira, mas nunca tomam uma atitude de corrigir as finanças, de entregar o dízimo, de aceitar os desafios financeiros e dar cada vez mais.


Para Refletir:
 - Comente a frase: “Nadou, nadou... e morreu na praia.”
 - O que a morte de Moisés representou para Josué?
 - O que fazer diante de uma dificuldade financeira?
 - Alguém está carregando algum fardo, algum peso?


Conclusão: O cemitério é o lugar mais rico do mundo, porque lá estão enterrados sonhos que não se realizaram, grandes líderes que nunca lideraram, grandes projetos que nunca se concretizaram, e pior de tudo, condenados eternamente que nunca receberam a justificação porque não tomaram uma atitude! Mas nós somos aqueles que se levantam na mesma unção de Josué, enterrando o passado e agindo com coragem! Vamos impactar esta geração rompendo o limiar que nos prende à estagnação e estender o Reino dos Céus aqui na terra através de discipulado um a um e células que se multiplicam!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Uma vida que inspira

Nossa missão: Ganhar, Consolidar, Edificar, Treinar e Enviar
Quarta-feira, 04 de maio de 2011 Ministração nº 18


Tema: Uma vida que fala e inspira - Pra. Márcia


Q. Gelo = Qual seria o Titulo da sua biografia?


Uma mulher que teve uma vida inspiradora foi Corrie Ten Boom (1892-1983). Ela teve uma vida que falou através de atitudes. As suas atitudes traduziram sua vida.
Pessoas que inspiram são as que possuem o fruto do Espírito.
(Gálatas 5:22)- Mais o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciencia, amabilidade, bondade, fé,mansidão,e dominio próprio.
O Amor, não é um sentimento, mais sim prática, e atitude.
(I Coríntios13:4-8) O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, na guarda rancor.O amor não se alegra com injustiça, mas se alegra com a verdade.Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor nunca perece;mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
Alegria- Se alegrar com a verdade; Paz- Não se alegrar com a injustiça;
Paciência- O amor é paciente, longânime; Amabilidade (Benignidade)- Não inveja, não se vangloria, não se orgulha; Bondade- O amor é bondoso; Fé- Tudo crê, tudo espera; Mansidão- Não maltrata, não procura seus interesses; Domínio Próprio- Não se ira facilmente, na guarda rancor,tudo sofre e tudo suporta.


Para Refletir:
 -Que pessoa você conhece que tem uma vida inspiradora?
 -O que é o amor? Fale a respeito.
 - Qual é o fruto do Espírito? Comente.
 - Alguém está carregando algum fardo, algum peso?

Conclusão: Quando recebemos a Jesus, o Espírito Santo veio sobre nós e por isso o fruto do Espírito já está sobre nós. Devemos aproveitar as oportunidades para expressarmos esse fruto, e exalarmos o perfume de Cristo. Principalmente diante das adversidades da vida, as quais todos nós podemos enfrentar, temos a oportunidade de manifestar realmente o que está em nossos corações e trazer a tona o fruto que só o Espírito Santo pode nos conceder. Por isso, independente da situação, saiba que você nasceu para manifestar a presença de Jesus nesta geração!